13 de set. de 2015

Drenagem Linfática Manual e Seus Benefícios Para a Saúde

A drenagem linfática manual (DLM), é uma técnica de massagem que tem como seu objetivo estimular o sistema linfático, a trabalhar de maneira mais acelerada. Este método é muito conhecido, pelos seus benéficos na área estética, em tratamentos para celulites e perda de peso.
 Seus efeitos estão baseados nos mecanismo fisiológicos de pressão existente entre os sistemas circulatório e linfático, ela influencia diretamente :
Nas respostas imunes: a drenagem estimula a renovação e produção de novas células de defesa do organismo, melhorando assim nosso sistema imunológico.
Previne a formação de fibrose tecidual: por meio da remoção de proteínas do interstício. Promove um retorno mais rápido da sensibilidade fina dos retalhos decolados em cirurgias.
Ela também age indiretamente no nosso organismo, de modo que aumenta a quantidade de liquido excretado,pois favorece a eliminação de líquidos congestionados nos tecidos, ela também melhora a nutrição celular, pois aumenta a capitação de oxigênio pela célula, melhorando assim a aparência da pele, melhora a oxigenação dos tecidos, pois melhora o edema, facilitando a circulação arterial.
Mais na maioria das vezes ela é muito procurada como uma aliada na perda de peso. Mais afina ela realmente emagrece?
Pode acreditar que sim. A perda de peso através da drenagem ocorre da eliminação de toxinas e líquidos na região abdominal, devido ao estimulo do sistema linfático. Um dos principais motivos para que ela emagreça é a eliminação de toxinas, ou seja com a drenagem as toxinas que ficam junto com a gordura localizada são eliminados através da urina, limpando assim o nosso organismo. Como a drenagem atua no sistema linfático, ela diminui muito a retenção de líquidos, ela possui um efeito diurético em nosso corpo assim como alguns alimentos e atividades. Esse efeito faz com que o sistema elimine o excesso de liquido nas células que causam o inchaço que faz com que tenhamos a sensação de estar ainda mais acima do peso. Ela também melhora a circulação e diminui o risco de doenças circulatórias.
A drenagem linfática não precisa de indicação medica, mais em alguns casos só é feita com liberação medica, como em caso de pós cirúrgicos e gravidez. Há também algumas contra indicações, ela não é indicada para pessoas com problemas cardíacos, trombose, infecções graves, hipertensão, câncer e asma.
A drenagem pode ter seu efeito aumentado, com algumas mudanças de hábitos, como uma alimentação balanceada, com menos consumo de sódio e maior consumo de fibras, o consumo adequado de água, isso pode parecer meio irônico, mais quanto menos liquido você consome, mais você retem, por isso manter o corpo bem hidratado é um grande aliado, e atividade física regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares