5 de ago. de 2013

Mitos e Verdades 9 Crenças

Todas as mulheres, sejam elas clientes ou manicures, tem suas crenças sobre o que pode ou não fazer as unhas ficarem mais bonitas, fortes e saudáveis. Mais sera que isso é verdade ou mito?
1ª crença: Pintar as unhas com esmalte escuro as deixam escuras.
Mito. Na verdade o que escurece as unhas são alguns compostos químicos presentes no esmalte, como o formaldeído, o tolueno e o benzeno (presente na maioria dos esmaltes convencionais), que agridem as unhas, tingindo-as de forma gradativa conforme o uso deste tipo de esmalte.
2ª crença: Cortar as unhas ao invés de lixar faz com que elas fiquem fracas e quebradiças.
Mito. Cortar ou lixar as unhas não as deixam mais fracas, pois esse processo não é feiro na sua raiz, mais sim na sua extremidade da unha, quando ela ja passou por todo o processo de crescimento.
3ª crença:Para melhor resultado as unhas devem sempre ser cortadas onde começa a "carne".
Mito. Essa parte debaixo da unha, nada mais é que uma proteção da mesma. Cortando a unha rente a esta pele a unha pode sofrer danos, ou até, ser machucada. O ideal é deixar uma pequena parte da unha para cima, para que essa proteção continue ali, ativa.
4ª crença: Não se  pode tirar o esmalte com acetona, pois danifica a unha.
Verdade. A acetona é uma substância muito nociva as unhas, deixando-as cada vez mais fraca e esbranquiçada. O ideal, é usar removedores que não contenha acetona, pois não agridem e nem ressecam as unhas.
5ª crença: Esmaltes escuros fortalecem e aceleram o crescimento das unhas.
Mito. Os esmaltes escuros, não possuem nenhuma substância que fortaleça a unha. As substâncias encontradas es esmaltes como o formaldeído(tóxico), o tolueno e o benzeno (solventes agressivos) fazem o efeito contrario. Além de enfraquecer a unha são perigosas para pessoas mais sensíveis nesta área.
6ª crença: O certo é deixar a unha sem esmalte para que ela possa respirar.
Mito. As unhas são formadas por células mortas de queratina, sendo assim, ela não tem necessidade de respirar. O que acontece é que devido ao tolueno  , benzeno e formaldeído (agressivos as unhas) a unha possa ficar ressecada e quebradiça com uma esmaltação contínua.Para evitar o problema é sempre bom optar por esmaltes livres destas substâncias toxicas.
7ª crença: Não se pode tirar a cutícula, o ideal é empurra-lá.
Verdade. A cutícula age como uma proteção natural contra bactérias e fungos. Tirando a cutícula a unha fica mais  suscetível a tais problemas.
8 ª crença: É possível contrair hepatite fazendo as unhas.
Verdade. Se no salão onde você costuma fazer as unhas, a manicure não toma todas as precauções necessárias, a possibilidade de contrair a doença é grande. Além de higienizar é necessário que todo o material seja esterelizado. O ideal é que cada um tenha seu próprio kit de manicure e leva-lo sempre que visitar a manicure.
9ª crença:  Para pessoas alérgicas pode se passar uma base hipoalergênica e qualquer outro esmalte por cima.
Mito. a base hipoalergênica não garante que sera feita uma película por cima da unha, que empeça o esmalte convencional de entrar em contato com a unha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares